Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

40. Instalação do Linux Mint 21.1 "Vera"

Como expliquei no primeiro post do ano, estou usando Linux Mint. Então vamos começar ensinando a baixar a ISO, gravar num pendrive e instalar. Você vai precisar baixar a ISO do Mint e um programa para gravação da ISO em um pendrive.

1. Baixando a ISO

Baixe direto no site oficial. Tem três versões dessa ISO: Cinnamon, MATE e XFCE. A Cinnamon é a padrão, e é a que eu uso. Baixe a de sua preferência.

Depois de baixada nós, os pinguins (linuxers), costumamos verificar o HASH pra ver se não foi corrompida durante o download. Pressupondo que você já tenha baixado a ISO, na mesma página de downlaod tem um aviso igual a esse:

Clique em sha256sum.txt com o botão direito do mouse e selecione Salvar link como..., Escolhendo onde salvar o arquivo. Espere pacientemente.

Caso esteja se perguntando, o arquivo sha256.txt.gpg serve para verificar a autenticidade do próprio sha256sum.txt. O programa GPG é muito interessante, e é coisa comum na comunidade linuxer das antigas. Você não vai precisar dele. Embora seja muito interessante aprender sobre OpenPGP, GNUPG e afins. Este artigo do Linux Kamarada te dá uma boa explicação.

Agora vamos testar o HASH. Coloque o arquivo sha256sum.txt na mesma pasta da imagem ISO e, no terminal, digite:

$ sha256sum -c --ignore-missing sha256sum.txt
linuxmint-21.1-cinnamon-64bit.iso: SUCESSO

Perceba que usamos o argumento --ignore-missing. Ele permite ignorar o hash das imagens ISO que estão faltando. Esse arquivo de hashes do Linux Mint inclui o hash de todas as imagens ISO e não apenas da que nós baixamos, por isso é importante ocultar as mensagens de erro de "imagem não encontrada". O argumento -c é justamente "checagem, conferência".

2. Gravando a ISO num pendrive

Para isso há dois programinhas para Linux que gosto muito:

Etcher grava a ISO diretamente num pendrive apagando tudo que houver nele. O pendrive vai servir para instalar o Linux Mint apenas. Claro que você pode formatar e instalar outra ISO. O programa é MUITO intuitivo e fácil de usar.

Ventoy é mais interessante. Ele também formata o pendrive, mas permite incluir muitas ISOs nele! Por exemplo, em um pendrive de 32 GB eu tenho nada menos que SETE imagens: Windows 10, Linux Mint, Debian (amd64 e i386), System Rescue (amd64 e i386) e BunsenLabs, além de muitos programas para instalação. Isso porque o Ventoy cria um menu de boot que te permite escolher qual ISO você irá rodar! Depois de formatá-lo com o Ventoy, é só copiar as ISOs para o pendrive que o Ventoy fará o resto.

Como podem ver na imagem, há um menu para selecionar o sistema a ser carregado no boot. E você não precisa formatá-lo para acrescentar ou retirar uma ISO, é só copiar e colar. E é possível atualizar a versão do Ventoy instalada no pendrive sem ter que reformatá-lo. A minha escolha é claramente o Ventoy. O único problema dele é não ser tão intuitivo, precisando do terminal para instalar e atualizar.

Baixe o Ventoy para Linux. Extraia o tarball gzip. Entre na pasta do programa extraído. O arquivo README te diz o que fazer. Vou resumir:

  1. Insira seu pendrive na USB.
  2. No terminal digite df para descobrir onde ele está conectado. Por exemplo, se ele estiver na /dev/sdc1 então você deve usar /dev/sdc sem o número 1.
  3. Instale com o comando abaixo. Substitua "X" pelo local correto do seu pendrive. No meu caso é /dev/sdc.
$ sudo ./Ventoy2Disk.sh -i /dev/sdX

Agora copie suas ISOs para o pendrive. Você pode até separar as ISOs por pastas se quiser.

Caso precise atualizar o programa, faça o mesmo procedimento, mas em vez da opção -i, use a opção -u.

3. Instalando o Mint (finalmente!)

O instalador do Linux Mint é um dos mais encantadores e amigáveis para se usar. A instalação se dá em 7 passos, como e é possível ver pelos quadradinhos azuis no canto inferior do programa de instalação.

Insira o pendrive bootável (se usou o Ventoy selecione a imagem do Mint), dê ENTER no grub pra logar rápido, clique no ícone de CD do Linux Mint e siga os passos de instalação conforme imagens a seguir (clique para ampliar).

Boot pelo Grub

Clique no ícone de instalação

Selecione o idioma de instalação

Selecione o teclado

Decida se vai instalar os codecs multimídia (é uma boa ideia)

Selecione onde instalar e o tipo de instalação

Grave as mudanças no disco

Selecione o local onde você está (para fuso horário).
Já são 6 de 7 quadradinhos!

Crie usuário, senha etc.

Assista a instalação, demora um pouquinho de nada

Reinicie e retire o pendrive!

Fácil como chupar bala de menta! Se não fosse pelas outras coisinhas que pude ensinar confesso que talvez nem escrevesse esse artigo, de tão fácil que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário