Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

39. Ano novo, Linux novo!

E começamos o ano de 2023 com uma mudança de sistema operacional! Agora eu estou usando o Linux Mint 21.1 "Vera". Não é nenhuma mudança significativa, afinal ainda é uma variante do amado Debian.

Só pra não dizer que não teve nada interessante nesse post, vou ensinar a descobrir a data de instalação do sistema operacional no seu PC!

Descobrindo a data de instalação


Essas coisas são melhor feitas no terminal, então abre o teu aí!
$ sudo su
$ fs=$(df / | tail -1 | cut -f1 -d' ') && tune2fs -l $fs | grep "Filesystem created"
Filesystem created:       Sat Oct 15 13:11:45 2022
$ exit
Pronto! Foi super rápido, mas sempre há outras formas de se fazer isso. E essa tem que entrar como root. Não é legal. E é meio longa né?
$ stat -c %w /
2022-10-15 13:11:50.000000000 -0300
Perfeito! O stat exibe o estado de um arquivo ou de um sistema de arquivos. A opção "-c" é para exibir num formato especificado, enquanto o "%w" é o formato em si, dando o "horário da criação do arquivo, inteligível por humanos".

Três meses de Mint!


Vocês perceberam que estou usando o Mint desde 15 de Outubro de 2022. Faz três meses e posso dizer que estou amando. Linux Mint é tudo que eu desejava do Debian e não sabia.

Meus posts, daqui pra frente serão mais focados em Mint.

Fico por aqui, um bom ano à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário