Páginas

segunda-feira, 19 de junho de 2023

41. Instalação mínima do Debian 12 (Bookworm)

Apesar de usar o Linux Mint como meu sistema padrão, o Debian sempre estará no meu coração por ser o primeiro Linux que usei.

O Debian 12 "Bookworm" foi lançado dia 10 de Junho de 2023. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para atualizar meu post que ensina a baixar, instalar e configurar o sistema para a primeira utilização.

1. Baixe a ISO

Uma instalação mínima do Debian exige a imagem de CD netinst, assim chamada porque vem com o mínimo de pacotes e o instalador baixa o resto da internet. Baixe a imagem agora: https://www.debian.org/CD/http-ftp/

Para 32 bits: em "CD", escolha "i386".

Para 64 bits: em "CD", escolha "amd64".

2. Instalação

Eu gosto de instalar numa máquina virtual, onde posso fazer qualquer coisa sem me preocupar se vai dar certo ou não. Para tanto eu uso o Virt-Manager, que usa a API libvirt como um frontend para o QEMU. Você pode usar o Oracle VM Virtual Box se preferir.

A instalação é simples, eu seleciono Advanced options > Graphical expert install e sigo as instruções (língua português brasileiro, teclado português brasileiro etc).

Nos componentes do instalador, eu não costumo marcar nada. Antigamente tinha a opção de marcar o módulo NTFS, pra poder ler partições do Windows, mas hoje em dia ele é instalado por padrão.

Nas demais opções, escolha a alternativa que o instalador te oferecer, ele costuma escolher o melhor. Depois do particionamento, só lembre de marcar SIM quando perguntado se quer escrever as mudanças nos discos.

Em Seleção de software, na hora que aparece os pacotes a instalar, com uma lista e checkboxes, eu DESMARCO todas EXCETO utilitários de sistema padrão. Isso é o que eu chamo de instalação mínima. Você pode voltar a esse menu depois de instalado o sistema, usando o comando tasksel (leia manpage e wiki):

$ tasksel --new-install

Depois desse passo ele vai instalar o GRUB, perguntar se o relógio está configurado para NTP (sim), e então reinicia.

Sobre os utilitários de sistema padrão

Antigamente eu costumava desmarcar essa opção, mas passei a sentir falta de algumas coisas. Hoje eu instalo esse grupo pois sei que vou usar esses programas cedo ou tarde e não ocupam muito espaço.

Ele é representado pela task standard. Se você usar o comando abaixo, ele listará os pacotes que essa tarefa instalará:

$ sudo tasksel --task-packages standard | sort

Essa tarefa baixa 25,1 MB e ocupa 130 MB no disco depois de instalada:

apt-listchanges
bash-completion
bind9-dnsutils
bind9-host
bzip2
ca-certificates
dbus
debian-faq
doc-debian
file
groff-base
inetutils-telnet
krb5-locales
liblockfile-bin
libnss-systemd
libpam-systemd
lsof
man-db
manpages
media-types
mime-support
ncurses-term
netcat-traditional
openssh-client
perl
python3-reportbug
reportbug
systemd-timesync
traceroute
wget
xz-utils

3. Configurando sudo e sources

3.1 Sudo

Ao reiniciar, se você tiver feito como eu e desmarcado todos os ambientes gráficos, você dará de cara com o terminal e nada além. Dê login com seu usuário comum com a senha escolhida durante a instalação.

A primeira coisa a fazer é instalar o sudo. Ele é um programa que permite usar comandos de root sem ter que logar como root, muito útil. Execute os comandos nessa ordem:

usuário@máquina:~$ su - root -c "usermod -aG sudo usuário"
Senha:
usuário@máquina:~$ newgrp sudo
usuário@máquina:~$ su - root -c "apt install sudo"
usuário@máquina:~$ sudo apt update

Se você seguiu os comandos nessa ordem, você não vai precisar reiniciar o PC para poder usar o comando sudo. Na primeira linha nós adicionamos o usuário ao grupo sudo: o sistema pede a senha de root, cria o grupo "sudo" e adiciona "usuário" ao grupo. Depois usamos o comando newgrp para mudar temporariamente o grupo principal do "usuário" para "sudo", e só então nós instalamos o pacote sudo. Na última linha já podemos até atualizar o sistema com sudo.

Essa alteração do grupo principal é temporária e só vale para a sessão em curso. Para retornar ao grupo principal anterior, basta digitar exit. Você vai reparar que, apesar de digitar exit, você não sai da sessão e... o sudo para de funcionar! Então digite exit de novo, saindo da sessão, entre de novo e o sudo estará funcionando e seu grupo principal continua sendo "usuário". E você nem reiniciou o PC!

DICA: se o usermod não funcionar e você receber uma mensagem dizendo que o comando não existe, digite o caminho completo para ele:

$ /usr/sbin/usermod -aG sudo usuario

DICA DE LEITURA: 12. Sudo sem password

3.2 Sources

Usaremos o comando sudoedit — um subcomando do sudo que permite edição segura de arquivos de configuração — para alterar e limpar o arquivo sources.list, responsável por dizer ao sistema onde estão os repositórios Debian:

$ sudoedit /etc/apt/sources.list

Eu costumo remover as entradas iniciadas com #, inseridas pelo CD de instalação, porque não servirão de nada. Feito isso, se você estiver usando o nano (provavelmente), use CTRL+O para gravar (ENTER para confirmar), e CTRL+X para sair e voltar ao terminal.

Atualize a lista de pacotes:

$ sudo apt update

4. Instalando o Ambiente

Escolha o dekstop que mais lhe agrade. Abaixo mostro o consumo de memória típico e o tamanho dos arquivos a serem baixados para cada desktop.

Estes valores são aproximados, e foram obtidos após a instalação dos ambientes gráficos pelo tasksel, logando em cada um deles, esperando um tempo até estabilizar e executando o comando free -m no terminal. Não são precisos, mas servem bem para ter uma ideia dos desktops beberrões de memória e daqueles mais sóbrios.

Consumo Notas de Pacotes
Desktop MiB % Instalação em MB
Gnome 1.240 100 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "Gnome".
755
Cinnamon 1.195 96 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "Cinnamon".
1.159
KDE Plasma 1.040 84 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "KDE Plasma".
1.221
MATE 676 55 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "MATE".
651
XFCE 660 53 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "XFCE".
574
LXQt 645 52 sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "LXQt".
771
LXDE 516 42 Descontinuado em favor do LXQt.
sudo tasksel --new-install
Selecionando "ambiente de área de trabalho no Debian" e "LXDE".
583
Openbox 360 29 sudo apt install openbox menu menu-l10n nitrogen tint2 xdm xinit xterm [1-4] 142
Fluxbox 355 29 sudo apt install fluxbox menu-l10n nitrogen xdm xinit xterm [1-4] 134

NOTAS:

  1. Tanto o FluxBox quanto o OpenBox derivam do BlackBox, por isso os pacotes a instalar são praticamente os mesmos.
  2. O FluxBox instala por padrão o menu, mas não o menu-l10n (suporte a outras línguas). O OpenBox não instala por padrão nenhum dos dois, por isso foram incluídos no comando.
  3. Nitrogen é para gerir papéis de parede, tint2 é a barra de tarefas, xdm é um gerenciador de login super compacto e assombrosamente rápido, xinit te permite entrar no X via "startx" (ele instala também o xserver-xorg), e o xterm é o mais básico dos terminais. Esse é o mínimo para poder usar esses ambientes gráficos, e eles tiveram que ser configurados antes de medir o consumo de memória do sistema.
  4. O FluxBox possui uma barra de tarefas nativa, por isso ele não precisa do tint2. Entretanto, o tint2 me pareceu mais atraente e também pode ser usado com o FluxBox. Se instalado e configurado na inicialização (~/.fluxbox/startup) o consumo de memória do FB sobe de 355 para 385 MB, mas ainda continua sendo o mais econômico dos desktops.

5. Programas úteis

Costumam ser úteis os seguintes programas:

$ sudo apt install bleachbit clamav deborphan members preload synaptic ufw
  • bleachbit — mantém o sistema limpo, deletando tralhas, lixo etc.
  • clamav — antivírus!
  • deborphan — lista pacotes órfãos. Cuidado ao desinstalá-los!
  • members — comando de terminal que lista todos os usuários de um grupo.
  • preload — acelera seu Linux!
  • synaptic — programa que permite instalar outros programas sem usar o terminal. Ele aparece em Sistemas > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic.
  • ufw — firewall (frontend amigável para iptables).

Não dá pra usar um sistema sem um bom compactador / descompactador não é mesmo? No Windows eu gosto do 7-Zip e do WinRAR. Aqui dá pra usar os dois e muito mais:

$ sudo apt install arj bzip2 cabextract gzip lz4 lzip lzma lzop ncompress nulib2 p7zip p7zip-full p7zip-rar pbzip2 pigz plzip rar scrypt tar unace unace-nonfree unar unrar unzip zip zpaq zstd

Isso instala todos os compactadores, não vai precisar de mais nada. Depois de instalar tudo isso, quando você clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo, pasta ou conjunto de pastas, já vai aparecer as opções comprimir ou extrair aqui.

Um comentário:

  1. Que ótima postagem sobre a instalação do Debian mínimo. Uma atualização da anterior. Grato.

    ResponderExcluir