Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

32. Impressora Epson L355 no Debian 11 Bullseye

A multifuncional Epson L355 vem com bulk ink (tank de tinta), imprime, escaneia, tira cópia de documentos, se conecta na rede wireless etc. Mas para fazê-la funcionar direitinho você tem que seguir alguns passos bem simples.

1. Instalando driver PostScript

A Epson abandonou o suporte oficial de seus produtos ao Linux ainda nos tempo do Debian 8 (Jessie). Assim, os pacotes do driver proprietário e do utilitário da impressora NÃO FUNCIONAM mais. Eles dependem de um pacote lsb-core versão 3.2 ou superior. Nem tente fazer gambiarras baixando os pacotes do Jessie ou tentando adicionar os repositórios do Jessie no sources.list do seu Bullseye/Buster. Pode até funcionar, mas fica uma bagunça. O melhor mesmo é usar drivers "free" disponíveis nos repositórios do Debian, e criados a partir do PostScript oficial da Epson.

PostScript Printer Description (PPD) são criados por fornecedores para descrever todo o conjunto de recursos e capacidades disponíveis para suas impressoras PostScript.

O PPD também contém o código PostScript (comandos) utilizado para invocar recursos para o trabalho de impressão. Desta forma, PPDs funcionam como drivers para todas as impressoras PostScript, fornecendo uma interface unificada para as funcionalidades e características da impressoras.

- Fonte: Wikipédia

Vamos instalar o driver livre baseado em PostScript:

$ sudo apt install printer-driver-escpr

Agora podemos instalar a impressora.

2. Instalando a impressora

Ligue a impressora, muito provavelmente seu sistema irá detecar sua presença e já abrirá uma página de instalação. Se não o fizer, vá em Ferramentas de sistema > Configurações > Impressora, clique em "Desbloquear" e depois em "Adicionar". Se preferir, ou não encontrar a opção, digite no terminal "system-config-printer". Faça a mesma coisa: Desbloquear e Adicionar. Vai abrir essa janela:

Selecione a sua Epson L355 e cliquem em "Avançar". Vai abrir a segunda janela a seguir:

Selecione da "base de dados" o fabricante "Epson", clicando em Avançar. Vamos para a terceira janela:

Você pode clicar em qualquer lugar da coluna da esquerda e digita a letra "L", aparecerá conforme mostrado na imagem. Percebam que não existe a L355 na lista!

Aqui está o pulo do gato. A Epson comercializa um modelo inicial das suas impressoras, e vai aperfeiçoando elas com o tempo. Então ela faz revisões no modelo e comercializa com um número ligeiramente maior. No nosso caso a L355 foi revisada para L364 e depois L365. Se você pesquisar na web vai perceber que a L364 é difícil de achar, mas a própria Epson ainda mantém no seu site a L365 e ela é IDÊNTICA à L355. É claro, é a versão ligeiramente melhorada.

Já que não temos na lista nem a L355 nem a L365, selecione a L364. A próxima tela que aparecer será para escolher o nome da impressora e aplicar as mudanças. Na ausência da L364, pode selecionar a L310 sem medo.

Sua impressora está agora instalada e pronta pra usar.

3. Instalando o driver proprietário do scanner

Comece baixando o driver proprietário do scanner. Vá no site da Epson , e em "Introduzir nome do produto" digite L355, e em "Sistema operativo" selecione Linux no menu dropdown, clique na lupa.

Baixe APENAS o driver de scanner. Como já expliquei, o driver da impressora e o utilitário de impressora NÃO FUNCIONAM mais. A Epson abandonou o suporte no tempo do Debian 8 (Jessie). Então clique no botão azul de Transferir .

Você será redirecionado a essa página, clique em "Aceitar":

Nessa mesma página vai aparecer um quadro abaixo, clique em ">> Package Download Page":

Uma outra página vai aparecer, essa é efetivamente a página de download. Baixe o pacote apropriado para o seu sistema:

Como eu sou um cara muito legal, esse é o link direto pra essa última página: página de download do driver de scanner oficial da Epson L355.

Extraia o arquivo iscan-bundle-2.30.4.x64.deb.tar.gz (o nome pode ser diferente conforme a versão que você baixou, mas é sempre "iscan-bundle").

Entre na pasta que ele criou e execute o script install.sh:

$ sudo ./install.sh

4. Instalando o aplicativo de scanner livre

Se preferir, o Debian possui um utilitário de scanner gratuito e de código livre, desenvolvido para o Gnome pela Canonical. Se não estiver instalado, instale com:

$ sudo apt install simple-scan

É só sair usando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário