domingo, 18 de junho de 2017

18. Flash Player no Debian 9

Agora vou ensinar a instalar o Flash Player no Chromium/Chrome e no Firefox. Basicamente, baixaremos o plugin do Chromium/Chrome e depois instalaremos um pacote que adapta esse plugin pra funcionar também no Firefox.

Por alguma razão inexplicável o pepperflashplugin-nonfree, que antes tinha no Jessie, não existe em nenhum repositório do Stretch. Apenas no Jessie e no Sid. Então vá até a página:

https://packages.debian.org/search?suite=default&section=all&arch=any&searchon=names&keywords=pepperflashplugin-nonfree

Clique em sid (unstable) e, lá embaixo, em Download selecione a arquitetura (só tem amd64). Depois selecione o servidor de onde baixar. Daí instale com o comando "dpkg -i".

$ sudo dpkg -i pepperflashplugin-nonfree_1.8.3+nmu1_amd64.deb

Instale também o browser-plugin-freshplayer-pepperflash para funcionar no Firefox. Esse está nos repositórios do Stretch.

$ sudo aptitude install browser-plugin-freshplayer-pepperflash

Agora teste o Flash Player em: http://get.adobe.com/flashplayer/about/. Se tudo correu bem, o site deve indicar a versão que você está usando.

Com o tempo a versão instalada do Flash Player fica desatualizada. Você sabe que está desatualizada quando o Chromium/Chrome começa a perguntar se você quer executar o flash nesse ou naquele site. Quando fica muito desatualizada o Chromium/Chrome se protege, desabilitando o Flash por padrão, e só habilitando quando o usuário autorizar, sempre caso a caso. Pra ter certeza é só confirmar a versão, e atualizar se for o caso.

Esse comando compara a versão instalada com a versão disponível na Adobe:
$ sudo update-pepperflashplugin-nonfree --status

Esse outro atualiza o pepperflash:
$ sudo update-pepperflashplugin-nonfree --install

Nenhum comentário:

Postar um comentário