Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

10. Media Player, Torrent e Gravador de CD

Na sequência das postagens sobre mais utilitários de sistema, trato agora dos programas de Media Player (música e vídeo), Torrents (compartilhamento de arquivos) e Gravador de CD.

Media Player

Eu poderia relacionar vários programas, mas não vou. Vou ensinar a instalar apenas o programa que eu uso e gosto muito: VLC Media Player. Se você procurarem na internet ele é o que tem maior compatibilidade com codecs de vídeo diversos. Toca tudo sem problemas, e tem muitos temas para baixar. Dá pra deixar ele com a cara do Windows Media Player. O site oficial tem mais informações.

Instalando:
$ sudo aptitude install vlc

Torrent


Tem muitos, mas eu sempre dou preferência à simplicidade, por isso optei pelo Transmission-gtk. Não precisa dizer que ele só roda em ambientes gráficos com biblioteca GTK, como MATE e Gnome.

Instalando:
$ sudo aptitude install transmission

Acontece que o Transmission tem uma particularidade. São os magnet links. Esses magnets, muito comuns entre os torrents atualmente, permitem que o programa de torrent baixe direto o arquivo sem que você tenha que primeiro baixar um arquivo de torrente para depois abri-lo no programa. Só que o Transmission não se integra no navegador assim de cara!

Configurando magnet link:
Clique no magnet link, vai abrir uma janela no Iceweasel de "Executar aplicativo", em "Selecione um aplicativo", clique "Procurar...". Selecione o Transmission, ele estará instalado na pasta: /usr/bin/transmission-gtk. Depois marque a caixa "Memorizar a decisão para endereços 'manet'".

Gravador de CD


Mais uma vez aqui, dou preferência à simplicidade e estabilidade. Como uso o MATE, um ambiente GTK, então prefiro o já conhecido Brasero.

Instalando:
$ sudo aptitude install brasero

Se você usa o KDE ou outra interface Qt, tente o programa K3b, que de longe é o melhor gravador de CD/DVD para Linux:

$ sudo aptitude install K3b

Nenhum comentário:

Postar um comentário