Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

5. Mais utilitários de sistema

Se você seguiu nosso tutorial de 20. Instalação mínima do Debian 10 (Buster) então você também instalou os utilitários: wicd, synaptic e compressores diversos (arj, zip, ace, rar, bzip2, tar, gzip, cab e 7zip). Aqui veremos como instalar outras funcionalidades muito úteis.

1. Limpeza de Disco: BleachBit (326 kB)

Uma ferramenta para limpar espaço em disco. Ele faz no Linux o mesmo que o CCleaner faz no Windows. Quem pensou que o Linux não guardasse lixo se enganou. Esta ferramenta libera vários megabytes de espaço, apagando logs, histórico de comandos, cache do navegador etc. Útil também antes de criar um Live CD usando o Remastersys.

Execute-o duas vezes (Aplicativos > Sistema): a primeira como usuário e a segunda como root. Como usuário eu consegui remover 40 kb apenas, mas como root foram 500 Mb!

$ sudo apt install bleachbit

2. Edição de Menus: Alacarte ou Mozo (98,7 kB)

Editar menus no Gnome ou no MATE (fork do Gnome) não é uma tarefa fácil se você não tiver um programa que faça isso. Esse programa existe e chama-se Alacarte (no Gnome) ou Mozo (no MATE). Ele precisa ser instalado, pois não vem por padrão no sistema.

$ sudo apt install alacarte

Ou:

$ sudo apt install mozo

Após a instalação, encerre a sessão do Gnome ou do MATE, e faça login novamente. Depois disso, ao clicar com o botão direito do mouse na guia de menus (Aplicativos|Locais|Sistema) acima, à esquerda, aparecerá a opção "Editar menus", que antes não existia. É só seguir as instruções que ele é muito fácil de usar.

Salvo equívoco, o Mozo já é instalado se você usar mate-desktop-environment-extra na instalação.

3. Administração: gnome ou mate-system-tools (5.587 kB)

Administrar usuários no Linux é até relativamente simples na linha de comando, mas depois de um tempo isso cansa, ainda mais se houver muitos usuários para administrar.

$ sudo apt install gnome-system-tools

Ou:

$ sudo apt install mate-system-tools

Após a instalação, procure em Sistema > Administração. Aparecerão seis novas ferramentas:

  • Hora e data
  • Pastas compartilhadas
  • Redes
  • Serviços
  • Usuários e grupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário